Miranda em treino do São Paulo nesta terça — Foto: Reprodução

Por Leonardo Lourenço — São Paulo

A Federação Paulista de Futebol já tem uma tabela de jogos que poderão ser realizados ainda nesta semana caso consiga a liberação de órgãos estaduais. Entre as equipes que entrariam em campo nessa condição, estão o Corinthians e o São Paulo.

A programação é uma precaução da entidade, que ainda tenta convencer o Ministério Público a recomendar a autorização para promoção de partidas no estado, o que foi vetado pelo governo de João Doria (PSDB) há cerca de três semanas por causa do aumento nos casos de Covid-19 em São Paulo.

A intenção é ter uma logística pronta para o caso de o governo conceder a liberação – e, assim, poder aproveitar o tempo para fazer o maior número de jogos possíveis, já que o calendário ainda não foi alterado por causa da paralisação.

A federação não divulga quais são os jogos definidos – para que o MP não entenda como uma forma de pressão dos clubes –, mas o ge apurou que São Paulo e Corinthians entrariam em campo contra adversários que também já foram avisados da possibilidade.

A atual fase emergencial imposta pelo governo estadual, em que estão suspensos eventos esportivos, tem prazo para acabar no próximo dia 11 de abril, mas há a possibilidade de que o período seja estendido.

Para tentar contar com o apoio do MP, que foi quem recomendou ao Estado o veto a jogos de futebol, a FPF reformulou o protocolo para realização de partidas e sugeriu, entre outras coisas, a criação de “bolhas” para monitoramento de atletas e outros profissionais e o aumento no número de testes.

Corinthians pode entrar em campo nesta semana — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Corinthians pode entrar em campo nesta semana — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

O MP já apontou o que considera fragilidades do documento e indicou novas mudanças. Há a expectativa de que uma reunião nesta quarta-feira avance no assunto, possivelmente até para uma resposta definitiva da procuradoria.

A FPF ainda é cautelosa na expectativa de que jogos possam ser disputados nesta semana, apesar de haver uma preparação para isso. Na federação e entre clubes, há mais esperança de que as partidas sejam liberadas na semana que vem, com a possibilidade de o estado avançar da fase emergencial para a fase vermelha.

Como não foi alterado o calendário e a final do Paulista continua agendada para 23 de maio, é provável que os clubes sejam obrigados a disputar jogos com intervalos de cerca de 48 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui