Por Redação ge

Na disputa pelo vice-campeonato, Valtteri Bottas é o segundo colocado com 197 pontos e apenas 27, de Max Verstappen, da RBR. A partir do quarto lugar, 33 pontos separam Sergio Pérez, da Racing Point, de Pierre Gasly, da AlphaTauri, décimo colocado.

Pérez está à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, com 97 pontos; Daniel Ricciardo, da Renault, com 96; Carlos Sainz e Lando Norris, da McLaren, com 75 e 73 pontos; e Alexander Albon, da RBR, com 70. Foi o resultado do GP da Áustria no início do campeonato que alçou Leclerc e Norris – segundo e terceiro na prova – para as mesmas posições no Mundial liderado por Bottas, até então.

Na Estíria, o britânico se manteve em terceiro, enquanto o monegasco caiu para quarto. Já na Hungria, a recuperação de Verstappen, que abandonou na Áustria e subiu ao pódio na etapa anterior, tirou a terceira colocação do jogo. A prova também foi marcada pelo melhor resultado da Racing Point até então com o quarto lugar de Stroll.

Posição Piloto (equipe) Pontos
Max Verstappen (RBR) 33
Lando Norris (McLaren) 26
Alexander Albon (RBR) 22
Sergio Pérez (Racing Point) 22
Charles Leclerc (Ferrari) 18
Lance Stroll (Racing Point) 18
Carlos Sainz (McLaren) 15
10º Sebastian Vettel (Ferrari) 9

As duas provas seguintes foram um respiro para Leclerc mesmo com a má fase da Ferrari; com um terceiro e quarto lugares na rodada duplas ede Silverstone, o monegasco voltou para o quarto posto. Também foi no circuito britânico que Ricciardo conquistou seu melhor resultado até então com a Renault: o quarto lugar no GP da Inglaterra, prova que Gasly concluiu em sétimo – repetindo seu resultado na Áustria. Na Espanha, Stroll obteve mais um quarto lugar, subindo três posições no Mundial.

Classificação após o GP da Espanha

Posição Piloto (equipe) Pontos
Charles Leclerc (Ferrari) 45
Lance Stroll (Racing Point) 40
Alexander Albon (RBR) 40
Lando Norris (McLaren) 39
Sergio Pérez (Racing Point) 32
Carlos Sainz (McLaren) 23
10º Daniel Ricciardo (Renault) 20

Ricciardo foi beneficiado com o quarto lugar na Bélgica, mas foi ultrapassado com o pódio de Gasly, Stroll e Sainz no GP da Itália. Com os 25 pontos da surpreendente vitória, o piloto da AlphaTauri pulou de 12º para oitavo no Mundial; no entanto, caiu para décimo com o abandono no GP da Toscana na semana seguinte, no qual Albon conquistou seu primeiro pódio pela RBR. Com mais um quarto lugar em Mugello, Ricciardo subiu, em três corridas, de décimo para sétimo colocado.

Posição Piloto (equipe) Pontos
Lando Norris (McLaren) 65
Alexander Albon (RBR) 63
Lance Stroll (Racing Point) 57
Daniel Ricciardo (Renault) 53
Charles Leclerc (Ferrari) 49
Sergio Pérez (Racing Point) 44
10º Pierre Gasly (AlphaTauri) 43

Ricciardo já registrava bons resultados desde o GP da Inglaterra, mas se superou na etapa de Eifel em que conquistou seu primeiro pódio pela Renault, com o terceiro lugar na corrida. O australiano passou a ocupar a quarta colocação no campeonato seguido por Pérez.

Já em Portugal, Leclerc voltou a figurar na quarta colocação do Mundial enquanto Gasly, quinto, obteve seu melhor resultado desde a vitória em Monza; Stroll, sem ritmo após se recuperar da Covid-19, saiu do top 10. E não demorou para que Ricciardo voltasse a protagonizar a disputa com mais um pódio; dessa vez, no GP da Emilia-Romagna.

Com dois pódios, Daniel Ricciardo liderou evolução da Renault em 2020 — Foto: Dan Istitene - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Com dois pódios, Daniel Ricciardo liderou evolução da Renault em 2020 — Foto: Dan Istitene – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Antigo lugar da Ferrari a prêmio

A queda de rendimento do SF1000 também transformou a disputa no Mundial de Construtores, antes dominado pelas “três grandes”. Com o terceiro lugar livre na tabela e 153 pontos em disputa até Abu Dhabi, 24 separam a Racing Point, terceira colocada, da mesma Ferrari, sexta colocada.

A McLaren chegou a ocupar a vice-liderança no início da temporada, melhor desempenho do time nos últimos anos, mas a reabilitação da RBR empurrou a equipe para a terceira colocação na Hungria. No mesmo período, uma surpreendente Racing Point reforçou o apelido “Mercedes rosa” e surgiu em quarto lugar, assumindo posteriormente o lugar de terceira força do campeonato após a Espanha.

Racing Point protagonizou disputa do pelotão intermediário em 2020 — Foto: Tolga Bozoglu - Pool/Getty Images

Racing Point protagonizou disputa do pelotão intermediário em 2020 — Foto: Tolga Bozoglu – Pool/Getty Images

A Ferrari, até então quinta colocada, chegou a dar sinais de sobrevida nas etapas seguintes; no entanto, a evolução da Renault colocou o time à frente da escuderia após o GP da Toscana. Com o resultado em Imola, Renault e McLaren voltaram a ocupar o terceiro e quarto lugares, mas o pódio de Pérez fortaleceu a Racing Point na Turquia e o time reassumiu a terceira colocação na tabela.

Embora estabelecida no meio do grid, a escuderia italiana ainda se vê cercada com a última equipe do pelotão intermediário, a AlphaTauri, de Pierre Gasly e Daniil Kvyat; a vantagem do time de Charles Leclerc e Sebastian Vettel sobre a conterrânea é de 41 pontos.

Classificação de construtores após o GP da Turquia

Posição Equipe Pontos
Racing Point 154
McLaren 148
Renault 136
Ferrari 130
AlphaTauri 89
Alfa Romeo 8
Haas 3
10º Williams 0
ARTE DE INFOS E HORÁRIOS DO GP DO BAREIN — Foto: INFOESPORTE

ARTE DE INFOS E HORÁRIOS DO GP DO BAREIN — Foto: INFOESPORTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui