Amanda Reddin, técnica-chefe da ginástica da Grã Bretanha, foi afastada após denúncias de maus-tratos — Foto: Getty Images

Por Redação do ge — Londres, Inglaterra

Um relatório independente divulgado nesta terça-feira apontou mais de 400 denúncias de abusos morais e físicos na ginástica do Reino Unido. O estudo comandado por Anne Whyte considerou 39 desses casos tão graves que foram encaminhados às autoridades locais de proteção à criança por se tratar de condutas criminosas.

O relatório descobriu que a Federação Britânica de Ginástica (British Gymnastics) recebeu em média 300 reclamações por ano entre 2015 e 2020. A entidade só conseguiu repassar os detalhes de mil das 3.500 queixas que precisava ter investigado desde 2008.

Em fevereiro, a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra a Criança do Reino Unido (NSPCC) divulgou que sua linha direta para denúncias de abusos na ginástica recebeu mais de 220 ligações desde sua criação, em julho. Mais da metade dos casos foram considerados graves e encaminhados para a Polícia ou para o serviço social.

– Embora muitas questões levantadas sejam no alto rendimento do esporte, este não é exclusivamente o caso. Alguns dos problemas recorrentes emergentes das informações que recebi são de bullying, depreciação, controle de peso extremo, alongamento excessivo regular, uso de força física excessiva, treinamento em lesões graves, iluminação a gás, controle coercitivo e relutância em levantar reclamações – disse Whyte, que tem queixas contra mais de 100 técnicos de 90 clubes.

Alastair Marks, que assumiu o cargo de executivo-chefe interino da British Gymnastics em janeiro, disse que recebeu bem o relatório.

– Estou totalmente empenhado em fazer todo o possível para ajudar a revisão a obter as respostas de que precisa para fazer o que é certo para o esporte e os ginastas. Continuo chocado com as afirmações que ouvi e alarmado que alguns ginastas não acham que podem ter sua voz ouvida e ter um futuro no esporte. Não há lugar para abusos em nosso esporte e estamos determinados e comprometidos em mudá-lo para melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui